
Indígenas mantêm bloqueio em anel viário na MS-156 em Dourados
Anel viário está bloqueado desde a tarde de domingo (14)
Por Lívia Bezerra / MidiaMax
O anel viário, na MS-156, em Dourados, a 225 quilômetros de Campo Grande, continua bloqueado por comunidade indígena na manhã desta segunda-feira (15). O bloqueio ocorreu um dia após a prisão de Magno de Souza, ex-candidato ao Governo de Mato Grosso do Sul.
Na sexta-feira (12), os indígenas haviam liberado o anel viário após 24 horas de bloqueio em protesto pela demarcação de terras. No domingo (14), eles voltaram a interditar, possivelmente em protesto pela prisão de Magno.
Nesta segunda (15), os manifestantes usam madeira, pedras e queimam pneus no local. Aos condutores que pretendem ir para o município de Itaporã pelo anel viário, o trecho está bloqueado.
Equipes do BPMRv (Batalhão de Polícia Militar Rodoviária) estão entre a MS-156 e a Avenida Guaicurus monitorando a manifestação. Caminhoneiros e condutores que trafegam pelo trecho estão sendo orientados desde a tarde de domingo (14).
Trânsito
Aos condutores que saem da Avenida Presidente Vargas para a Avenida Guaicurus, o trecho está bloqueado, assim como para quem tenta trafegar da avenida para a rodovia que dá acesso ao município de Itaporã.
O BPMRv orienta que veículos leves e motocicletas façam o desvio pela Planacon, ainda na MS-156. Assim, podem seguir em direção ao centro da cidade, acessar a BR-163 ou continuar pela MS-156, no trecho que liga Itaporã a Dourados, cujo tráfego está normal.
Já para veículos de carga, especialmente caminhões, a recomendação é retornar à BR-163, onde é possível seguir viagem normalmente nos sentidos Ponta Porã, Paraná, Naviraí e demais destinos.
Prisão de ex-candidato
Magno foi preso no sábado (13) na Aldeia Jaguapiru, ocasião em que estava com um mandado de prisão em aberto por suspeita de estupro de vulnerável. A PM (Polícia Militar) foi acionada para atender uma denúncia sobre a presença de um corpo na aldeia, onde o indígena de 41 anos é uma das lideranças.
Contudo, ao chegarem ao local e averiguarem a denúncia, os militares não localizaram corpo algum. Durante as diligências, os policiais avistaram o ex-candidato ao Governo do Estado, que já é conhecido pela polícia e possuía o mandado de prisão em aberto.
Diante dos fatos, Magno foi detido e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Dourados, onde permanece à disposição da Justiça.











