Bela Vista Agora

MS prepara rede para iniciar vacina contra bronquiolite em gestantes pelo SUS
Cidades

MS prepara rede para iniciar vacina contra bronquiolite em gestantes pelo SUS

nov 19, 2025
Estado organizou equipes e definiu fluxos antes da chegada das doses
Mato Grosso do Sul finalizou a preparação da rede pública para oferecer a vacina contra a bronquiolite a gestantes a partir de 28 semanas. O imunizante, indicado para prevenção do VSR (Vírus Sincicial Respiratório), deve ser enviado aos estados ainda neste mês dentro do pacote de 1,8 milhão de doses distribuídas pelo SUS em todo o País.
A Secretaria de Estado de Saúde concluiu o treinamento das equipes municipais e alinhou os fluxos com as UBS, que iniciarão a aplicação assim que o Ministério da Saúde liberar os lotes. Ainda não há confirmação do quantitativo por estado, mas a meta é vacinar 100% do público-alvo.
Segundo a secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone, o planejamento antecipado permite que todas as unidades sigam rotinas padronizadas. “O alinhamento prévio com as equipes municipais permite que toda a rede opere com fluxo definido, garantindo segurança e eficiência na distribuição e aplicação. A rede está organizada para garantir que cada gestante receba a dose no tempo certo”, afirmou.
A capacitação foi concluída em web-reunião com coordenadores municipais de imunização. Os municípios receberam orientações sobre verificação da idade gestacional, organização das salas de vacinação, registro das aplicações e atendimento prioritário no pré-natal. Também foram alinhados os procedimentos de triagem e acolhimento.
O gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes, destacou que o Estado está apto a iniciar a campanha assim que as doses chegarem. “Concluímos a capacitação dos municípios, revisamos todo o informe técnico e estruturamos a metodologia de aplicação. O Estado está plenamente preparado. Essa vacinação será determinante para reduzir internações e complicações por bronquiolite no início da vida”, disse.
A proteção é considerada estratégica porque o VSR responde por 60% das pneumonias em crianças menores de dois anos. A vacinação na gestação permite a transferência de anticorpos pela placenta, garantindo proteção ao bebê desde o nascimento — período em que o risco de infecções respiratórias é maior e em que outros imunizantes contra o VSR ainda não podem ser aplicados diretamente.
A estratégia também reduz a pressão sobre emergências pediátricas durante os picos de circulação do vírus e diminui a chance de agravamentos. A recomendação é aplicar a dose a partir da 28ª semana de gestação.
Por: João Paulo Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *